segunda-feira, 6 de julho de 2015

Super El-Niños

O atual evento de El-Niño não é mais forte que aquele verificado em meados de 1997 e que foi classificado como um super El-Niño pelos climatologistas norte-americanos. Enquanto naquela época as águas superficiais da costa do Ecuador bateram +4C de anomalia, hoje elas estão em média +2,7C mais quentes que o nornal. Entretanto, o atual padrão de aquecimento das águas do Pacífico Equatorial são acompanhados por uma vasta zona de águas aquecidas naquele mesmo oceano, mas em águas tropicas e extra-tropicais.


As duas imagens acima, comparando o El-Niño de 1997 com o atual, mostram que, embora mais intenso, o El-Niño de 1997 não tinha tanto suporte do resto do Oceano Pacífico. Hoje o mapa está muito mais avermelhado, o que de certa forma também poderia caracterizar o atual evento como um Super El-Niño, por quê, não? Afinal, quantas oportunidades já tivemos para presenciar um fenômeno com esta magnitude? 

Os efeitos diretos do El-Niño atual já são sentidos, pois o atual inverno no sul do Brasil está mais quente que o normal e deverá trazer chuvas mais intensas para o resto da estação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário